Institucional

Nossa Historia

Reunindo uma das categorias mais numerosas do nosso Estado, em 1934 foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de João Pessoa – SINTRICOM/PB. Permaneceu por cinqüenta e dois anos totalmente distantes da categoria, mantendo uma política conciliadora sem qualquer atuação em benefício dos operários.

Na década de 70, surge no seio da categoria, um grupo de operários preocupados em discutir o papel representativo do sindicato e dispostos a transformar o quadro da entidade. Motivado pelo processo de abertura política, pós-ditadura militar, e buscando a auto-organização da classe, alguns operários, liderados pelos trabalhadores Afonso Abreu, Antonio Gabriel e Paulo Marcelo, decidem formar o grupo de oposição sindical denominado Grupo Zé Peão.
Na luta por melhores condições de vida e trabalho para a categoria, o grupo Zé Peão concorreu, em 1983, a eleição para a diretoria do SINTRICOM. Mesmo não tendo vencido essa disputa persistiu na luta e no período de 81 a 86, se tornou conhecido entre os operários.

Em 1986 ao reivindicar que o Sindicato atuasse de fato na defesa dos interesses da categoria o grupo Zé Peão vai novamente para o embate e nas eleições de 86 conquista a vitória. Em 1987, a frente do Sindicato o Zé Peão assume o compromisso de construir um espaço democrático de luta pela transformação da sociedade, melhoria das condições de trabalho e vida da categoria e conquista da dignidade e cidadania dos trabalhadores e das trabalhadoras da construção e do mobiliário.